terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Expectativa vs.Fé


Considerando que ainda estamos no início do ano, resolvi compartilhar, mais uma vez, esse texto que escrevi no final do ano de 2010. Mas a palavra do Senhor é sempre nova e se aplica em qualquer circunstância.

Todos os fins de ano nos trás novas esperanças. Sempre planejamos um algo novo ou acreditamos que o próximo ano será melhor do que o último. Enfim, temos sempre novas EXPECTATIVAS. Ao meditar nessa palavra, percebi que expectativa é acreditar na ocorrência de algo em determinado momento, carregada de certa previsibilidade. É o desejo de algo concreto, já estabelecido de alguma forma no mundo natural. No entanto, decidi que não criaria novas expectativas, não acreditaria no concreto. E sim no impossível, no improvável. Decidi que teria FÉ. A fé não é a esperança em algo concreto, alcançável pelas nossas forças naturais. “Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1).  Em um primeiro momento parece a mesma coisa. Contudo, a diferença está no que ou em quem esperamos. A expectativa está na força humana e a está naquilo que Deus pode fazer por você. A vontade dEle é sempre melhor do que a nossa, pois ela é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2)*. Com isso em mente, temos que decidir agradar ao autor e consumador da nossa fé. Como? Tendo fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). A expectativa nos faz trabalhar por nos mesmos, enquanto que a fé nos faz esperar nEle e Ele trabalha por nós (alguém lembra dos "gemidos inexprimíveis"? - Rom 8:26). Nosso esforço, se limita a permitir que Ele nos mude. Mas não se engane, esse permitir e tão difícil quanto o esforço físico (leia: "No pain, no gain")

Que não só nos finais e inícios de anos decidamos acreditar no Deus do Impossível (Lucas 1:37), colocar toda a nossa esperança nEle, mais sim a todo o tempo e em todas as circunstâncias, pois tenho fé, creio, que não nos frustraremos, independentemente das dificuldades que venhamos a enfrentar. Já nas expectativas, sempre há o risco da frustração, pois depende do homem, que sabemos ser falho.

Que nesse ano a sua vida seja cheia de fé e não de expectativas. A fé no Senhor nunca (eu disse nunca) gera frustração, a expectativa sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário