sábado, 15 de fevereiro de 2014

Deus e o Filtro de Água


Creio que você já tenha visto um desses em algum lugar ou uma variação desse tipo de filtro (apesar de tecnicamente não ser um filtro, vou manter o nome). É muito comum em igrejas, escritórios e até mesmo em nossos lares, sobretudo em lugares onde a qualidade da água encanada não é das melhores. É interessante perceber que quando você tiver sede é só ir até lá com o seu copinho descartável (ou não) enchê-lo e matar a sua sede. Simples assim!
Penso que esse processo representa bem o que é Deus em nossas vidas!

O Galão de Água - Fonte

Aqui, utilizarei o galão para representar Deus.
A palavra nos ensina que do trono de Deus flui um rio e esse rio é de água viva (Ap 22:1). Considerando que Deus é de eternidade a eternidade (Salmo 90:2), conclui-se que essa fonte é inesgotável. Glória a Deus por isso!!
Dito isso, agora imagine que você esteja com muita sede e veja esse galão cheio de água. Você até tem o copo para tomar a água, mas o copo disponível para você é aquele descartável, do pior material possível, daqueles que só de pegar já quebra. Tente despejar a água nesse copo direto do galão. Creio que você não vá conseguir e é bem provável que o copo se quebre inteiro, não sendo possível conter mais a água.
O Deus descrito no velho testamento pode ser comparado a esse galão. É que não existia, naquele tempo, um canal simples para que o povo dEle tivesse acesso a esse rio. Apesar de ser um plano de Deus que todos tivessem uma experiência intima com Ele, o povo não podia suportá-lo. A multidão de pecados fragilizava os "copos" deles, eles não podiam chegar perto de Deus senão poderiam morrer (Êxodo 20:19), pelo menos essa era a ideia que tinham de Deus e preferiam não ter um "tet-a-tet" com Ele.
Com isso, alguns poucos, especialistas em tirar água do galão, tinham acesso à fonte tendo a missão de distribuir aos demais a água colhida. Contudo, a natureza humana é falha e aqueles que tinham acesso também detinham o poder e todos dependiam desses para "matar a sua sede". Com isso, esses passaram a dominar sobre os demais e sabemos o final disso.

O Bebedouro - Contenção


No nosso contexto, o bebedouro pode representar a Cristo. A Bíblia nos ensina que quando o nosso Senhor Jesus Cristo foi morto na cruz um dos efeitos imediatos foi que o véu do santuário se rasgou em duas partes (Mateus 27:51). O véu fazia, no antigo testamento, separação entre o lugar santo e o lugar santíssimo, onde ficava a arca da aliança (Êxodo 26:36). Somente o sumo sacerdote tinha acesso ao lugar santíssimo e apenas uma vez por ano, oferecendo o sangue do sacrifício pelos seus pecados e pelos pecados do povo (Hebreus 9:7). Sem o sangue do sacrifício, entrar no lugar santíssimo a morte era certa!

A função do bebedouro é te dar acesso à fonte de água. Sem o bebedouro, conforme vimos, seria quase impossível colher a água, você dependeria de outro ou outros para isso. Seria um risco ao seu "copo" despejar o vasilhame. Mas com o bebedouro, isso já não é problema. A fonte está totalmente aberta mas contida pelo bebedouro, chegando ao bebedouro, você chega à fonte de água. Agora galão e bebedouro são uma coisa só (João 17:11). Aleluia!

Torneira - Dispensor


Queridos irmãos, mesmo o galão e o bebedouro juntos, ainda teríamos alguma dificuldade em nos servimos. É que a dispersão da água poderia não ser a ideal para enchermos os nossos "copos" e os "copos dos outros". Assim, a torneira tem uma função importante. Além direcionar a água, ela distribuiu a mesma para o local apropriado, escolhido por você, e na quantidade que você quer, você controla (partindo do princípio que Deus só age até onde você permite), enchendo o seu copo aos poucos, preenchendo os espaços de tempo em tempo, de glória em glória (2 Coríntios 3:18 - RA)

Acho que você entendeu onde quero chegar! P E N T E C O S T E S. Isso mesmo, o Espírito Santo! Sem ele, a torneira, como o Senhor nosso Deus distribuiria os dons!? É através do Espírito Santo que Deus dá a nós o que vem Dele. Estar na dispensação do Espírito, basicamente, é estar pronto para receber o que Deus tem para dar a você, a nós. É o que Pedro explica em Atos 2: 14-21 - NTLH:
Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: - Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer!
 Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse:
"É isto o que eu vou fazer nos últimos dias - diz Deus -: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. Em cima, no céu, farei com que apareçam coisas espantosas; e embaixo, na terra, farei milagres. Haverá sangue, e fogo, e nuvens de fumaça; o sol ficará escuro, e a lua se tornará cor de sangue, antes que chegue o grande e glorioso Dia do Senhor. Então todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos."
Se você profetiza, fala em línguas, glorifica ao Senhor, prega a palavra, é longânimo, é paciente, é tardio em se irar, é amável, é benigno, e tantos outros dons existentes na palavra, isso é graças ao Espírito Santo. Melhor! É graças ao Galão, ao Bebedouro e à torneira. Os três são uma coisa só! Oh meu Senhor, quão simples és Tu!! 

Meus irmãos, a simplicidade de Deus é espantosa! Não necessitamos de teologias complicadas para entendê-Lo, Ele está acessível a todos nós, sem distinção. Não precisamos que ninguém vá até Ele por nós. O processo para chegarmos a Ele é simples, como Ele o é. Basta irmos ao filtro de água!!

Há um Rio

Fernandinho
Há um rio cujas águas são limpas 

Há um rio cujas fontes não cessam 

Há um rio que corre do trono de Deus 

Há um rio que desceu de sua glória 

Há um rio que morreu numa cruz 
Mas esse rio ao terceiro dia ressuscitou 

Eu vou mergulhar nos teus rios 

Eu vou mergulhar nas tuas fontes 
Me limpa, me sara, me cura, transforma, restaura o meu coração 

Me limpa, me sara, me cura, restaura, transforma o meu coração 

Me limpa, me sara, me cura, restaura, transforma o meu coração 

Me limpa, me sara, me cura, transforma, restaura o meu coração 
Eu vou mergulhar nos teus rios, Eu vou mergulhar nas tuas fontes
Outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário