segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Querem a sua alma


Todos nós somos sabedores que existe uma grande batalha ocorrendo no mundo celestial. A palavra nos ensina que a nossa guerra não é contra a carne ou o sangue e sim contra os principados e potestades que habitam os lugares celestiais (Efésios 6:12).

Desconheço qualquer guerra, luta ou batalha sem razão. Sempre o intuito é conquistar algo. Um título, um pedaço de terra, o reconhecimento, ou seja, sempre se tem em mente a conquista de alguma coisa que não lhe pertence ou defender-se de alguém que lhe quer tomar algo que lhe pertence.

Mas qual é o objetivo principal nessa batalha celestial? A escrituras nos mostram como o Senhor nos enxerga. Para Ele somos compostos por Corpo, Alma e Espírito. Em 1 Tessalonicenses 5:23 - NVI a palavra diz:
“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso.”
Portanto, você é um ser tripartido, composto por espírito, alma e corpo.

Outro ponto que somos todos concordes é que somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3:16) e esse templo corresponde ao revelado a Moisés (que fez um templo desmontável), construído por Salomão.

Esse templo era composto por Átrio Exterior (Ezequiel 40:17), Lugar Santo, também tratado como átrio interior (Ezequiel 44:27) e o Santo dos Santos (Ezequiel 41:4), onde ficava a arca da aliança (Êxodo 26:34), ou seja, o próprio Deus.

Essa correspondência ficaria mais ou menos assim:


Dito isso, vejamos o que diz Galátas 5:17 - AA:
"Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis."
Interessante o que a Escritura diz: Espírito vs. Carne (corpo). E o que que fica no meio disso tudo? a ALMA. Isso mesmo! A guerra, a luta, é pela sua alma. A carne, o pecado, quer influenciar a sua alma e o Espirito também o quer.

A palavra ensina que o espírito está pronto e a carne é fraca. Aqui, entendo, no sentido de termos dificuldade de resistir ao pecado (Mateus 26:41). O Senhor não se preocupa tanto com o espírito, porque já está pronto, sobretudo quando o temos como Senhor e Salvador de nossas vidas, de nossas almas. A carne, o corpo, onde reside o pecado  (Romanos 7:20; 8:3), só será restaurado, sarado, na glória, quando Ele por fim a esse mal.

Mas qual é o interesse na alma? Creio que o grande presente de Deus, naquele momento da criação, foi a nossa alma. Quando o Senhor nos criou, Ele soprou folego de vida em nós o que nos tornou alma vivente (Gênesis 2:7). Esse foi o grande presente dado a nós! Com o fôlego de vida nos tornamos almas viventes. E é exatamente esse presente que o Diabo quis e quer destruir!

Mas porque? Creio que seja porque é isso que nos diferencia das demais criações. Apesar de sermos imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26), que é uma diferença, o Senhor nos deu capacidade de raciocínio, somos "animais racionais", e reside na alma essa capacidade, e o inimigo quer simplesmente destruir isso, pois ele quer ser mais do que Deus. 

Hoje, nas igrejas, já é bem comum e sabido que a nossa alma é composta por mente (Provérbios 19:2, 24:14; Salmos 139:14), vontade (Jó 7:15, 6:7) e emoção (amor - 1 Samuel 18:1; ódio -.Ezequiel 36:5; alegria - Isaías 61:10; Salmos 86:4) o que ficaria mais ou menos assim representada:


Portanto, é pela sua vontade, pela sua emoção e pela sua mente que o Espírito contende com a carne. Penso que quando Adão e Eva experimentaram da árvore do conhecimento do bem e do mal, o efeito imediato foi que o pecado levou cativas essas três partes de suas almas. Começamos a fazer a nossa própria vontade, começamos a ter pensamentos contrários a Deus e nossa emoção começou a se influenciar diretamente pelo que era externo. Aquilo que Deus havia nos presenteado o inimigo dominou, aprisionou pelo pecado. 

Por isso o Senhor nos alerta a renovar as nossas mentes (Romanos 12:2), a levar os nossos pensamentos cativos a Ele (2 Corintios 10:5), a negar a nos mesmos, ou seja, nossa vontade (Mateus 16:24), em suma, a nossa vontade natural, a nossa mente natural e a nossa emoção natural, te que ser purificadas pela obediência ao Senhor (1 Pedro 1:22). Assim, com certeza, nos teremos uma mente, uma vontade e uma emoção totalmente espirituais.

Não se enganem, meus irmãos, com emoções, com pensamentos bons, com boas vontades, nada disso significa que a batalha está sendo ganha, afinal, até os ímpios fazem coisas boas (Mateus 5:44-48). Sejamos espirituais para discernirmos quando as nossas mentes, as nossas emoções e as nossas vontades estão sendo naturais (1 Corintios 2:14), ou seja, da alma, ou quando estão sendo guiadas pelos espírito. Assim, creio que seremos verdadeiramente transformados, nos tornando totalmente espirituais e, assim, sendo vencedores nesse mundo tenebroso!

Vista a sua armadura (Efésios 6) e saia para a guerra, mas não perca a sua alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário