quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Circunstâncias da Vida ou a Vida nas Circunstâncias


É engraçado como permitimos que as circunstâncias da vida interfiram nas nossas decisões. Sobretudo com relação a nossa fé em Cristo Jesus. Meditando nisso, criei a seguinte situação:

Imagine que uma pessoa tenha muitas dívidas e que essas superem a sua capacidade de solvê-las. Imagine que essas dívidas perfaçam o total de R$ 100.000,00. É muito dinheiro, né não? (me perdoem o tom coloquial).

Imagine que ele disponha de R$ 5.000,00, é um bom valor, mas infinitamente inferior ao que ele precisa, ou seja, o problema dele é maior do que a solução que ele possui. Penso que nosso ser imaginário, se responsável como a maioria das pessoas, deverá ficar extremamente preocupado, angustiado, estressado, sem chão, sem rumo e todas as outras situações que tais problemas trazem.

Contudo, se a nossa personagem imaginário tiver essa mesma dívida, mas dispor de R$ 200.000,00 para solvê-las, penso que ele ficará bem tranquilo, pois o problema dele é menor do que a solução que ele possui, assim ele não terá problema algum em quitar as dívidas e ainda sobrará um bom valor.

Se isso é verdadeiro, posso concluir então que não é o tamanho da dívida que nos estressa, mas sim o montante em dinheiro de que dispomos para quitar a dívida que influi no nosso estresse.

Se maior a solução, paz, se menor, angústia.

O segredo está no tamanho da confiança que você tem na solução e não no tamanho do problema. Simples assim!

Aplicando o princípio no campo da saúde, podemos imaginar uma simples gripe, que não preocupa tanto, pois dispomos de muitas soluções farmacológicas que amenizam ou curam os sintomas dela. Mas se pensarmos em um câncer, por exemplo, que apesar de tantos tratamentos existentes, não são tão eficazes quanto o tratamento de uma gripe, além de serem muito agressivos, podemos ficar bastante angustiados. Vocês podem imaginar outras tantas situações em que se pode aplicar tal princípio.

E é esse gancho que preciso para lhes explicar um princípio bíblico!

No Capítulo 6 do Livro de Mateus, a partir do versículo 25, o Senhor nos exorta a não nos preocuparmos demais com o que vamos comer ou com o que vamos vestir. Ele fala claramente: Se Eu alimento as aves do céu e visto as ervas do campo, que são menores do que vocês; não cuidarei Eu de vós? Creiam que Eu posso fazer isso por vocês, creiam...

No Capítulo 50 do Livro de Isaías, versículo 2, o Senhor nos pergunta claramente: Será que Eu não sou capaz de salvá-los, será que Eu não sou capaz de fazer algo por vocês? Será que não sou capaz de livrá-los de seus problemas?

Se você se preocupa demais com as circunstâncias da vida é porque você pensa que os seus problemas são maiores que o seu Deus. E mesmo que você saiba que Deus é maior do que eles e não aplica o princípio da confiança na solução, será o mesmo que você responder para Deus: “Sim Senhor, acho que o Senhor não pode me vestir, nem me alimentar e nem me salvar da minha aflição, pois o seu braço é curto demais para isso.”

Graças a Deus pela Misericórdia Dele, que se renova a cada manhã, senão seríamos consumidos (Lamentações 3:22,23)!

E a misericórdia é um desdobramento do amor Dele por nós. É isso mesmo, Ele nos ama demais (João 3:16) e desconsidera muita coisa que fazemos (Romanos 5:20 e 2:4) por causa desse amor, manifestado através da graça Dele (favor imerecido).

E é isso que o apóstolo Paulo nos diz na carta aos Romanos, no capítulo 8, a partir do versículo 35:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?  Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, Ou autoridades celestiais nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Não nos angustiarmos significa que confiamos no Senhor, significa declarar que Ele, a solução, é maior do que o nosso problema, e que nenhuma circunstância abalará a nossa confiança, pois sempre elas serão menores do que o Senhor, menores do que a Vida (João 14:6).

Como saber que você tem confiado no Senhor??
Creio que a palavra nos responde. Isaías 26:2 (NTLH) diz que: “Tu, ó SENHOR, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.” A nova versão internacional, base de todos os outros textos citados aqui, diz que o “Senhor guardarás em perfeita paz aquele cujo o propósito está firme, porque em ti confia.” Entender que o Senhor é maior que tudo o que vivemos em nossas vidas nos traz paz. E a paz de Cristo é um juiz em nossos corações, visto que fomos chamados para viver em paz, viver em confiança, viver em fé, afinal, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6) e confiança é fé.
Esse é o princípio da confiança, é aplicar Vida nas circunstâncias. É o que devemos aplicar, é o que eu aplico. Não que tenha alcançado perfeição diante das circunstâncias da vida, mas prossigo para o alvo...(Filipenses 3:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário