segunda-feira, 17 de março de 2014

Enchei-vos do Espírito!


Já postei aqui nesse blog um texto chamado Querem a sua Alma. Acho que o título do texto não foi muito atrativo, pois não teve tantos leitores assim. Mas esse texto tem muito a ver com o que o senti de escrever hoje. Então, vamos ao texto de agora.

Esse post irá se basear em dois textos bíblicos: Êxodo 40:34-38 e 2 Crônicas 7:1-3. Aos transcrevê-los abaixo, utilizarei a Nova Versão Internacional.

Êxodo 40:34-38 :
“Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.
Sempre que a nuvem se erguia sobre o tabernáculo os israelitas seguiam viagem; mas se a nuvem não se erguia, eles não prosseguiam; só partiam no dia em que ela se erguia. De dia a nuvem a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda nação de Israel, em todas as suas viagens.”
2 Crônicas 7:1-3
“Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo.
Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia. Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, rosto em terra, adoraram e deram graças ao Senhor dizendo:
Ele é bom; o seu amor dura para sempre.”
Existem aspectos interessantes nesses dois textos, o primeiro que vou abordar tem a ver com o texto que mencionei lá no início. Naquele texto, nós vimos que hoje o Senhor nos vê como seres tripartidos, dotados de Corpo, Alma e Espírito (1 Tessalonicenses 5:23) e que essa representação corresponde exatamente ao Templo descrito no Velho Testamento. Para melhor visualização, segue a figura novamente:


Tanto Moisés quanto Salomão, antes de “abrirem os trabalhos” no tabernáculo, consagraram, dedicaram os mesmos ao Senhor (Êxodo 40:9-16; 2 Crônicas 6:12-42), ambos cuidaram para fazer conforme o Senhor ordenara. E, após a obediência, a consagração, dedicação, a glória de Deus encheu ambos os lugares. Quão tremendo é isso!

Quando obedecemos o Senhor, nos consagramos a Ele, a glória dEle nos preenche! Em ambas as situações, os sacerdotes não puderam fazer os seus trabalhos. Sabe porquê!? Por que não cabia, não tinha espaço para eles. Mesmo que quisessem (e creio que eles queriam) não seria possível. E Ele quer nos encher de forma a mais nada, a não ser Ele, nos preencha. De forma que aquilo que não o agrada saia, simplesmente não caiba.

Assim tem que ser as nossas vidas queridos irmãos! A nossa consagração, dedicação, tem que ser tamanha que não caiba mais nada. O pecado simplesmente sai, vai embora, não cabe. Por isso a palavra nos ensina a não viver por regras, por doutrinas humanas que tem apenas aparência de sabedoria, com pretensa religiosidade (Colossenses 2:20-23). Se você se consagra ao Senhor e dedica a Ele, ele te preencherá. É automático! As coisas que não O agradam não permanecerão. Quando alguém, que ainda está em trevas, declara que não quer ser “crente” por que “crente” não pode isso, não pode aquilo, não entende essa realidade! A realidade de que não vivo mais eu, mas sim Cristo vive em mim (Gálatas 2:20).

O único detalhe que tenho que lhe dizer é que, diferente do Velho Testamento, no Novo Testamento o templo não é totalmente preenchido no dia da “inauguração”. Para esse templo ser preenchido, depende de muita dedicação, muitas batalhas, muitas tribulações, e aí, de passo a passo, de glória em glória (2 Coríntios 3:18), seremos transformados.

Outro aspecto que queria destacar é que quando Moisés dedicou o templo ao Senhor o povo de Israel só caminhava quando a nuvem de glória se levantava. Não tomavam nenhuma atitude, não moviam em nenhuma direção enquanto o “Senhor não se levantava e ia à frente”. Irmãos, quando dedicamos as nossas vidas ao Senhor, passamos a só nos movimentar quando Ele nos dá a direção. O próprio Espírito Santo nos guiará para onde devemos ir (Isaías 30:21), afinal, as leis dEle estarão impressas em nossos corações (Jeremias 31:33). No texto, a palavra do original foi traduzida como "interior", mas também pode ser traduzida como "centro", ou é traduzida também como "coração". Na figura que utilizamos acima, o centro é representado pela nossa alma. A nossa alma é composta de mente, vontade e emoção (mais uma vez te remeto ao texto Querem a sua Alma). Portanto, querido irmão, a nossa mente, a nossa vontade e a nossa emoção estarão totalmente cativas ao Senhor se verdadeiramente nos consagrarmos a Ele.

Levo você a outro texto que me ajuda e me dá outro aspecto a destacar. Muito do que está escrito nos dois Livros de Reis é reproduzido nos dois livros de Crônicas. Em 1 Reis 8:10,11-NVI está escrito que “quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo.” Uma expressão não utilizada em 2 Crônicas é utilizada aqui. Os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo. O Lugar Santo antecedia ao Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos) que era separado pelo véu.

Percebeu!?

Quando consagramos nossas vidas ao Senhor, Ele não ocupará somente o Lugar Santíssimo (Espírito), mas também, e principalmente, o Lugar Santo (nossa Alma). Ele quer a sua vontade ligada à dEle! Ele quer a sua mente ligada à dEle! Ele quer a sua emoção ligada à dEle! Que maravilhoso!!

Outro fato interessante no texto é em relação aos holocaustos e sacrifícios. No Velho testamento eles serviam para propiciação dos pecados, tornando o povo de Israel aceitável a Deus. No texto bíblico que destacamos, somente após o Senhor ter aceitado os sacrifícios é que a glória dEle encheu o templo. Nossos pecados já foram perdoados na cruz (Romanos 5), mas ainda resta um sacrifício! O sacrifício de nós mesmos (Romanos 12:1,2). Esse ocorre quando confrontamos as nossas vontades com a vontade de Deus, optando sempre pela dEle. Esse será o seu sacrifício para o Senhor, deixando a sua vontade para fazer a dEle.

Um pregador, certa vez explicou o que significa “carregar a cruz”. Ele explicou que a nossas vontades são horizontais, enquanto que as vontades de Deus são verticais. Quando optamos por fazer a vontade dEle, contrariando a nossa própria vontade, forma-se a cruz.

Por fim (para o texto, pois a palavra de Deus se revela cada dia mais), outro aspecto interessante é como o povo de Israel se comportou ao sentir a presença de Deus. No versículo 3, do texto de 2 Crônicas 7, “...todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, rosto em terra, adoraram e deram graças ao Senhor dizendo: Ele é bom; o seu amor dura para sempre.” Quando nos dedicamos ao Senhor, creio que a nossa adoração é automática. Ao sentir a presença dEle, não há como não nos prostrarmos. Essa é a adoração verdadeira! Nada forçoso! Assim que vermos o fogo, o agir de Deus no nosso meio, logo o adoraremos.

Meus irmãos, sinto que o Senhor deixou para nós, como boas novas, um organismo vivo, em que tudo funciona por si só, bastando permitir que Cristo seja nosso Senhor e Salvador (leiam No Pain,no Gain). Ele é o cabeça da igreja. E a igreja somos nós, como corpo. Mas só alcançamos a plenitude da igreja se ela for viva! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário