domingo, 23 de março de 2014

A Aparência do Mal


Fui com meu filho na padaria e na porta da mesma haviam alguns cães, talvez esperando uma boa alma alimentá-los com alguma delícia a base de trigo.

Mas uma afirmação me deixou intrigado, meu filho disse:

- Pai, você viu o cachorro-vaca?

Indaguei para mim mesmo - Que ser mitológico é esse, cachorro-vaca?

Quando olhei para aquela pobre cadelinha, percebi de cara a associação que meu filho fez e tive que rir da inocência com que fez aquela análise.

É que provavelmente a cachorrinha havia dado cria a poucos dias ou os anos "sem controle de natalidade", haviam feito com que as glândulas mamárias dela ficassem bem mais sobressaltadas. Daí a inocente conclusão.

É engraçado como o que ele viu o fez concluir isso, mas logo que vi já decifrei aquele ser mitológico.

A verdade é que os anos passam e vamos acumulando conhecimento, o que nos faz distinguir certas coisas com mais facilidade do que as nossas crianças.

Mas e se nós não tivéssemos esse conhecimento, concluiríamos o mesmo? Talvez sim, talvez não! Mas o fato é que quando não nos enchemos de conhecimento, a nossa visão, a nossa cognição ficam prejudicadas e podemos tomar decisões ou termos conclusões equivocadas acerca das coisas.

Temos que ter o cuidado de não olharmos para as coisas e concluirmos "viu o cachorro-vaca?"

O mal está a nossa espreita, mas nem sempre esse se apresenta com essa cara. Na maioria delas, parecem-se com coisas boas ou até mesmo engraçadas. Mas querem é te tragar!

A palavra nos ensina que temos que fugir de toda aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22), mas lá em Gênesis 3:6-NVI podemos ter uma ideia de como esse mal se apresenta:
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu marido, que comeu também. “
Destaquei essas palavras só para você perceber algumas das características desse mal. Ele é agradável, é atraente e é também desejável. Como é difícil não se enganar por essas coisas! Elas nos trazem satisfação e “se é bom, não tem como ser ruim!” (Desculpem a frase, mas é bem isso)

O profeta Oséias, de certa forma, nos mostra isso, sobre a falta de conhecimento, dizendo lá no capítulo 4, versículo 6 que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. O engraçado que o verbo perecer significa deixar de viver. Parece um contrassenso, uma vez que muitos que negam a Cristo, o negam justamente achando que vão deixar de viver, quando na verdade o efeito é o contrário.

Mas o que temos que conhecer? A Palavra de Deus.

Não é fácil e nem simples identificar essas situações que querem nos tragar, mas tenham certeza de que eles são, na verdade, como o cachorro-vaca descrito no início deste post: resultado de fragmentos mal interpretados pela nossa alma, fruto da falta de conhecimento, que nos trazem e fazem optarmos por algo agradável, atraente e desejável, mas que somente nos leva à morte espiritual.

Não se engane meu irmão por causa das más interpretações. deixe o Espírito do Senhor fluir na sua vida que Ele se encarregará de te mostrar o caminho que deve seguir. Sempre longe do mal e perto da vida eterna.

Outros posts:
O Final é o que Importa!Mulheres, ame-as!!
Enchei-vos do Espírito!
No pain, no gain

Nenhum comentário:

Postar um comentário